Apenas um título provocativo, um visual interessante, duas linhas de texto, e a postagem está pronta.
É isso que você espera ler aqui, algo rápido, intrigante e que não te leve ao tédio cibernético.
Eu tenho visto que você não gosta muito de ler, que tem preguiça de textos longos, que jamais perderia seu tempo lendo postagens extensas.
E o mais interessante é que, quem tem falado a respeito disso é gente bem-intencionada, são gerentes de marketing, donos de empresas, professores e pessoas que garantem que conhecem você como ninguém.
Eu que, nessas situações, afirmo em dizer que, além de ler jornal todos os dias, você também gosta de ler até rótulos de produtos que ficam expostos em sua mesa.
Embora eu não tenha cadeira cativa na Academia de Letras do Brasil, não conheça você pessoalmente, nem mesmo se você é homem ou mulher, de uma coisa eu tenho certeza: você é uma pessoa sensível, interessante e, principalmente, alfabetizada.
Eu sei que você aprecia o humor e que adora ler. Por isso que evito as postagens frias, burocráticas, chatas, sem graça nem emoção. Agora, confesso que várias vezes tenho sido forçado a ler textos que parecem nunca ter fim, e ainda com final sem nenhum sentido. Fora palavras que eu nunca vi nem em no plante Vênus.
Mas, vamos levando como lição de casa a tarefa de diminuir o texto para 2 ou 3 linhas e aumentar as imagens 4 ou 5 vezes.
Ah! Se você leu este anúncio até aqui, para mim é uma grande vitória. Como também tenho certeza que, se estivesse falando de algo polêmico e interessante para uma pessoa interessada como você, ele teria sido lido mesmo que o texto fosse tão longo como os rascunhos da Bíblia. Por isso, obrigado por você ter confirmado que eu estava certo.
Vou provar que tem gente inteligente lendo bons textos longos, gente que gosta de ouvir uma boa argumentação, gente que adora dar risada diante de um texto polêmico e divertido, gente que quer se emocionar, gente que, curte roer as unhas de tanta raiva (também se considera uma manifestação de sua emoção). Gente que não quer ser tratada como analfabeta nem desligada só porque o mundo está cada vez mais rápido, mais visual e mais instantâneo.
“O uso freqüente da internet reduz nossa capacidade de ler textos longos, diz especialista
Com pouca paciência para textos longos, leitores do mundo virtual limitam-se a ler títulos e resumos.
Fonte http://www.hitechbr.com”
“Luiz Egypto:
Sim. A Internet tem o hipertexto que é o grande diferenciador de linguagem. O hipertexto cria uma nova sintaxe porque você pode se remeter, num mesmo texto, a vários outros. E pode oferecer ao leitor uma gama ampliada de conteúdos. O que não muda é o critério da qualidade do texto. Isto vale tanto para a Internet quanto para o papel. Não há uma linguagem nova que desobrigue o texto na Internet a ser bom, legível e compreensível. O texto tem que seduzir o leitor, precisa ser lido. Ninguém tem obrigação de ler o seu texto. É preciso capturar o internauta – por isso usei o verbo seduzir. Um texto só passa a existir de fato a partir do momento em que é consumido produtivamente pela pessoa que está do outro lado da linha. Para isso ele tem que ter qualidade... Tem que ter qualidades...”
Luiz Egypto é um pioneiro em webwriting, escreve na Internet desde 1996. É jornalista desde 1976 e professor de jornalismo da PUC de São Paulo desde 1979. Atualmente é redator-chefe do “Observatório da Imprensa”, um dos mais conceituados veículos de crítica de mídia no Brasil.
http://www.webwritersbrasil.com.br