Pular para o conteúdo principal

Todos gostariam de renegá-los, mas não conseguimos.


“Num sentido popular, a palavra "egoísmo" é sinónimo de maldade: representa a imagem de um insensível e cruel assassino que passa por cima de pilhas de cadáveres para atingir os seus próprios fins, alguém que não se importa com qualquer ser humano e que tem como objectivo último a obtenção de gratificação pessoal com caprichos vãos num qualquer momento imediato.
Todavia, a definição mais exacta da palavra "egoísmo" dada pelo o dicionário é: preocupação com os nossos próprios interesses.
Ayn Rand
Tradução e adaptação de Vítor João Oliveira
Retirado de "The Virtue of Selfishness", in Lee G. Bowie et. al (2006) Twenty Questions: An Introduction to Philosophy. 6.a ed. Belmont: Wadsworth, pp. 472-474.”

Definição de EGOCENTRISMO
s.m. Estado de espírito do egocêntrico

Definição de EGOCÊNTRICO
adj. Que se refere ao ego, ao eu, considerado como o centro do universo

Definição de EGOÍSMO
s.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito.



Egocêntricos 
Todos gostariam de renegá-los, eles são bem fortes, e de ainda acreditar que exista da busca de sua regeneração psicológica ou alternativa.
Não estou apontando uma única pessoa. Tratamos aqui de amigos, amores, familiares, vestígios de vingançinhas mesquinhas e desejadas. E não pense você, assíduo leitor dos absurdos e polêmicos, que você está fora desse meu pós-julgamento. Ou vai me dizer que nunca teve surpresa com seu superego, com a aquela super-hiper-ultra vontade de ostentação? Seja com o seu blog, sua família, ou até na rodinha de camaradagem num boteco?
Pois bem, ostentamos tantas coisas, como por exemplo: virilidade, dinheiro, prestígio profissional, conquistas, capacidades. E tudo isso serve para quê mesmo? Tenho certeza absoluta que não caberá no seu caixão. Não terá lugar para onde você for quando morrer. E no final quando você fechar seus olhos, para onde achar que sua ostentação vai levá-lo? Daí seria tarde demais para você entender que, deixou filhos esperando por um simples abraço seu. Ou da sua esposa (a) que esperava por um doce e suave “eu te amo” e você nem se quer tinha tempo para isso. Pois queria ser o mais inteligente da turma, o mais sábio de qualquer rede social. Procurava falar e escrever difícil para chamar atenção. E no trabalho? Puts! Coitados dos empregados (e como penava os subalternos).
Creio que não sabemos apontar com certeza quem é egoísta ou egocêntrico no nosso circulo de convivência familiar também. Hoje em dia as pessoas andam tão cegas, que quando se sentem de lado por alguém que ama ou gosta e não tem a atenção dessa pessoa, de imediato passa a chamá-la de EGOISTA. Uma pessoa que faz de tudo para se dividir em mil, para dar atenção a todos que o rodeia. Quem seria realmente o egoísta nesse exemplo?
Eu tirei lição disso conversando com uma amiga. Ela faz terapias mil há dez anos.(to zuando ahahah).
Tenho um amigo de faculdade que precisava de um ombro amigo num momento difícil, em pleno feriado ensolarado, e meu outro amigo que mora vizinho a ele não pensou duas vezes antes de dizer a ele na minha frente pelo telefone: "Cara, sinto muito, hoje vou ao motel com a fulana de tal (aquela que foi você quem me apresentou e deu-me aquela força para que desse certo)".
Vocês acham que o que presenciei foi apenas um papo besta? Diante do egoísmo de uma pessoa a qual pensei que conhecesse tanto, tive um insight. Negar que senti raiva? Nego não. Quis bater, isso sim. Depois do ocorrido fiquei refletindo o assunto. Percebi que ele poderia estar certo. E era disso que mais me fazia sentia raiva. Não sabia o que fazer diante da possibilidade dele pensar apenas no próprio bem-estar, de não se importar com o que o outro pensa, sente, faz.
Reparou? Todos são assim, egocêntricos. E não é culpa sua, nem minha e de ninguém...É  a fria natureza humana. É algo que não podemos evitar. Muitos sofrem por não perceber que isso é natural. Se meu amigo tivesse deixado seu programa sexual de lado para oferecer seu ombro a um colega, o que poderia acontecer seria ela se arrepender, porque na verdade não era aquilo que ela gostaria de fazer.
Sou rodeado por pessoas egocêntricas. Egocêntricos ao extremo. Porque será que sou o único que os suporta, depois de todos os outros já terem se cansado de ouvir as mesmas histórias fúteis sobre as suas vidas, seus relacionamentos, seus trabalhos. Será que por isso eu seja mais egocêntrico do que eles, e aceitei não renegá-los para não me sentir uma pessoa egoísta?
E se você realmente conseguiu ler este texto até essa linha aqui, significa que não foi egoísta e não poupou tempo. Buscou respostas para o próprio egocentrismo? Quanto a isso, peço desculpas. As respostas para questões existencialistas, não sou eu quem vai te dar. Na verdade, não ligo a mínima para isso. Na verdade, ninguém liga.

PENSEM! REFLITAM!
Você está apontando a pessoa certa em dizer que ela egoísta? Será que essa pessoa não é a única que na verdade te deu ouvidos?


OLHE PARA O SEU UMBIGO E VEJA O QUE VOCÊ ANDA FAZENDO NA SUA VIDA. OLHE PARA DENTRO DE SI E VEJA QUAIS ATITUDES VOCÊ TOMA.
E LEMBRE-SE: O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO DE VOCÊ!

Postagens mais visitadas deste blog

Corra que Cosme e Damião é amanhã! Ajude um hospital que é melhor.

Se você ver crianças comendo doces de Cosme e Damião, Deus vai punir? Sim, com cáries e dor de barriga. Ahahaha.   Cosme e Damião foram médicos, ajudaram as pessoas. Essa é uma tradição divertida da cultura brasileira. Ou Deus vai punir quem ganha presentes de papai noel, ou chocolates do coelhinho da páscoa???? Segundo a igreja evangélica não adere a essas práticas porque deve gratidão somente a Cristo e não aos santos nem a orixás. Pois esta escrito no livro de Hebreus, que depois da morte segue-se o juizo, portanto nada podem fazer aqueles que já morreram. Segundo os católicos: São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, que viveram na Arábia no sçc. III. Foram martirizados por se recusarem a abjurar a Fé Católica e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.   “De fato, esta prática de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião não é católica. A umbanda, para dar um tom católico aos seus rituais supersticiosos e pagãos, adotam

Mulheres preferem homens peludos ou depilados?

  "Peito depilado parece estar virando moda entre os homens, mas do que será que as mulheres gostam mais?  É impressionante, mas parece que os homens peludos sumiram. O motivo? Depilação. Com cera, com laser, com barbeador... Afinal, como tudo nesse planeta, depois de aparecer na televisão, a moda ganha as ruas rapidinho. E quase não se vê mais atores descamisados exibindo um peito cabeludo. Mas, afinal, o que as mulheres preferem? Algumas preferem os peludos... Entre as mulheres procuradas pelo iG, a maioria garante que prefere os que mantêm os pelos. “Eu gosto de homens peludos. No peito é muito bom”, diz Alexandra Muniz. “Dois tipos de caras depilam. Os atletas e os marombados, para exibir os peitos de pombo”. A gerente comercial de web, de 27 anos, acha o visual lisinho coisa de mulher. “O pelo dá uma idéia de masculinidade, de conforto. Deitar a cabeça em um homem lisinho é como estar deitada com uma mulher”, brinca ela, que alerta: “Não é que eu gosto do tipo Tony Ramo

Sindrome da Ultima bolacha do pacote

A ultima bolacha do pacote é a pior de todas... corresponde ao farelo de fundo de lata, geralmente está toda quebrada e já amolecida! ... Tão ruim quanto a primeira bolacha... ambas estão improprias para consumo e servem apenas para irritar quem abre o pacote. Ora... diante dessa argumentação... sentir-se a ultima bolacha do pacote é tão ruim quanto viver como mosca de padaria! Enquanto as bolachinhas do meio estão inteirinhas e bem crocantes.. desejadas e comidas por todos... as pobres ultimas , nunca serão as primeiras ( só se for em partes quebradas). As pessoas que sofrem dessa sindrome... de modo geral atraem os mais negativos pensamentos... ninguem gosta do “O Cara” ou daquela pobre criatura solitaria que "se acha"... na verdade, se perde! Lembra daquela coleguinha da escola que se achava a mais gostosa mas todos a achavam insuportavel... ou o gostosão da escola ou ainda aquele colega da faculdade que se achava a reencarnação de Che Guevara.... ou quem sabe Nietzch