Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é um barreado?

Hoje farei outro 'guest post'
Com a deliciosa postagem sobre o "Barreado" da blogueira Tuka Scaletti

"Nem se discute. Se algum prato paranaense merece a primazia de ser tombado pelo Patrimônio Cultural, essa iguaria é o barreado. É o único prato típico da cozinha paranaense. Herança ao mesmo tempo luso-brasileira e indígena, o barreado já era consumido há pelo menos 200 anos no Litoral paranaense, marcando especialmente a festa do entrudo -o antecedente do nosso carnaval-, na cidade de Antonina.


O Barreado é símbolo de fartura, festa e alegria . O nome do prato vem da expressão 'barrear' a panela, com um pirão de farinha de mandioca ou de cinza, impedindo que o vapor escape e o cozido não seque depressa.

A sua origem é objeto de crônicas e polêmicas que divide as cidades de Paranaguá, Antonina e Morretes, cada qual reivindicando a paternidade do prato. Com certeza é que o barreado era servido aos caboclos que iam a vila levar os produtos da lavoura e, posteriormente, foi adotado como prato típico da época do carnaval. Tudo começou quando a mulher, para poder participar do entrudo (precursor do carnaval), deixava a comida preparada de antemão para os quatro dias de festas, pois o barreado mesmo requentado, não perde o sabor original

A tradição desse prato confunde-se com a do fandango, já que era servido nas festas do entrudo ou nos mutirões, onde a dança também ocorria.


omo era no começo
Os primeiros barreados eram feitos dentro de um panelão de barro, vedado hermeticamente. Depois era enterrado e sobre ele acendia uma fogueira. O cozimento se dava com o próprio calor, sem que seja adicionada água alguma. A carne fica tão cozida que se desfia à toa, tomando o aspecto de um pirão. 

Tal processo era conhecido tanto pelos ameríndios como pelos africanos conhecem esse processo. Os indígenas do Maranhão chamavam-no biaribu, que significa cozinhar em covas abertas com folhas verdes e cobrir com braseiro. Os negros da África Equatorial preparam as melhores peças de caça da mesma forma. Os indígenas Sioux, de leste do Mississipi e de Ohio, do grupo dos Assinoboines, entre o Yellowione River e do lago Winipeg, eram denominados Stoneboilers, pois cozinhavam o alimento em buracos cavados no solo e rodeados de pedras aquecidas.

A origem do barreado contada de pai para filho há mais de 200 anos em Morretes, quando os mamelucos e caboclos (filhos de índios com portugueses) vinham à vila trazer os produtos da lavoura de seus patrões. Ficando para almoçar lhes era servida uma carne cozida muito gostosa. Gostaram tanto que levaram a idéia para o sítio onde moravam, e sempre que os patrões iam visitar as plantações, eles ofereciam aquele prato saboroso. Como a carne era cozida por horas e horas, em panela de barro, para que ficasse bem macia o resultado era uma preparação seca, ou seja, sem molho, pois o vapor fugia pela tampa da panela.

O passo seguinte foi, então, fechar a panela de barro com folha de bananeira escaldada na água quente a fim de amolecer. Em seguida barreavam com um pirão meio mole de farinha de mandioca, cinza e água, dando origem ao nome Barreado.

Outra história do Barreado conta que a origem preparação se deu com os tropeiros que faziam o caminho de Itupava pela mata atlântica para comercializar erva-mate com o litoral. Isso aconteceu porque este prato é de baixa deterioração, o qual podia ser consumido durante toda a viagem de descida ou subida da serra. Os tropeiros faziam uma única refeição no período da tarde após o dia de marcha. Sua composição à base de carne gorda para fornecer a energia necessária e temperado com louro por se tratar de um excelente digestivo. Para acompanhar só farinha de mandioca escaldada pelo caldo grosso do barreado formando suculento e nutritivo pirão. A banana por ser uma fruta encontrada em profusão na serra era o outro acompanhante. Para terminar uma dose da famosa cachaça de alambique.

Lenda
Conta-se que, no litoral, os caboclos que se alimentam somente de peixe, abusam do barreado no carnaval e morriam de tanto comer. Disso surgiu à superstição que não se beba água quando se come o barreado nem mesmo até duas horas depois da refeição. A única bebida permitida é a cachaça.



NGREDIENTES:

CARNES: alcatra / cochão mole / peito / toucinho crú.
Quantidade para 30 pessoas:
6 kilos de ALCATRA
6 kilos de COCHÃO MOLE
3 kilos de PEITO
1 kilo de TOUCINHO


TEMPEROS:

Cominho, alho, cebola, louro, manjerona, vinagre, cheiro verde, pimenta do reino, pimenta de cheiro, sal.


COMO PREPARAR:

Cortar as carnes em pedaços (cubos) temperar com todos os ingredientes e deixar ficar numa vasilha a noite inteira.
Pela manhã, às 10 h colocar a carne com todos os temperos na panela de barro já curtida. O toucinho deverá ser cortado, uma parte em tiras fininhas para forrar a panela, outra parte cortar em cubos e colocar junto com as carnes.
Levar ao fogo e quando entrar em fervura, provar e se o sabor estiver a gosto, tirar do fogo e cobrir a panela com uma folha de bananeira, devidamente “sapecada”. Amarrar a folha com barbante grosso, bem firme, na borda da panela, colocar a tampa e lacrar (barreá-la) com a seguinte massa:
Juntar farinha de mandioca “surui” e cinza, um pouco de água até um ponto que dê para barrear (lacrar a panela).

Se durante o cozimento sair “bafo”, barreia-se novamente o lugar do vasamento.

O Barreado deve ser feito, preferencialmente, em fogão à lenha, em fogo brando, das 15h em diante e por toda à noite. Por volta das 07 h até às 11h manter em fogo alto, após tirar do fogo e aguardar a hora de servir.

Acompanha o Barreado arroz branco ou farinha de mandioca (de Antonina), laranja e banana.
É tradição comemorar a abertura da panela de Barreado com fogos de artifício, toque de sino e cantando o Hino de Antonina."

Postagens mais visitadas deste blog

Corra que Cosme e Damião é amanhã! Ajude um hospital que é melhor.

Se você ver crianças comendo doces de Cosme e Damião, Deus vai punir? Sim, com cáries e dor de barriga. Ahahaha.   Cosme e Damião foram médicos, ajudaram as pessoas. Essa é uma tradição divertida da cultura brasileira. Ou Deus vai punir quem ganha presentes de papai noel, ou chocolates do coelhinho da páscoa???? Segundo a igreja evangélica não adere a essas práticas porque deve gratidão somente a Cristo e não aos santos nem a orixás. Pois esta escrito no livro de Hebreus, que depois da morte segue-se o juizo, portanto nada podem fazer aqueles que já morreram. Segundo os católicos: São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, que viveram na Arábia no sçc. III. Foram martirizados por se recusarem a abjurar a Fé Católica e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.   “De fato, esta prática de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião não é católica. A umbanda, para dar um tom católico aos seus rituais supersticiosos e pagãos, adotam

Mulheres preferem homens peludos ou depilados?

  "Peito depilado parece estar virando moda entre os homens, mas do que será que as mulheres gostam mais?  É impressionante, mas parece que os homens peludos sumiram. O motivo? Depilação. Com cera, com laser, com barbeador... Afinal, como tudo nesse planeta, depois de aparecer na televisão, a moda ganha as ruas rapidinho. E quase não se vê mais atores descamisados exibindo um peito cabeludo. Mas, afinal, o que as mulheres preferem? Algumas preferem os peludos... Entre as mulheres procuradas pelo iG, a maioria garante que prefere os que mantêm os pelos. “Eu gosto de homens peludos. No peito é muito bom”, diz Alexandra Muniz. “Dois tipos de caras depilam. Os atletas e os marombados, para exibir os peitos de pombo”. A gerente comercial de web, de 27 anos, acha o visual lisinho coisa de mulher. “O pelo dá uma idéia de masculinidade, de conforto. Deitar a cabeça em um homem lisinho é como estar deitada com uma mulher”, brinca ela, que alerta: “Não é que eu gosto do tipo Tony Ramo

Sindrome da Ultima bolacha do pacote

A ultima bolacha do pacote é a pior de todas... corresponde ao farelo de fundo de lata, geralmente está toda quebrada e já amolecida! ... Tão ruim quanto a primeira bolacha... ambas estão improprias para consumo e servem apenas para irritar quem abre o pacote. Ora... diante dessa argumentação... sentir-se a ultima bolacha do pacote é tão ruim quanto viver como mosca de padaria! Enquanto as bolachinhas do meio estão inteirinhas e bem crocantes.. desejadas e comidas por todos... as pobres ultimas , nunca serão as primeiras ( só se for em partes quebradas). As pessoas que sofrem dessa sindrome... de modo geral atraem os mais negativos pensamentos... ninguem gosta do “O Cara” ou daquela pobre criatura solitaria que "se acha"... na verdade, se perde! Lembra daquela coleguinha da escola que se achava a mais gostosa mas todos a achavam insuportavel... ou o gostosão da escola ou ainda aquele colega da faculdade que se achava a reencarnação de Che Guevara.... ou quem sabe Nietzch