Pular para o conteúdo principal

De ilusão também se vive; mas também se morre





Será que, ao tentarmos moldar a realidade à nossa forma, estamos sendo covardes; logicamente que pensamos assim; sempre será mais difícil enfrentar o desconhecido e passar por cima dos empecilhos à nossa frente. Tem que se entender que, não se tira aprendizado das ilusões, afinal de contas, como podemos aprender com o que não existe ou sobrevive apenas em nossa imaginação.

Todos nós temos o direito de não gostar do que vemos e não enfrentar o que está a nossa volta. Porém, criar uma visão distorcida apenas para prover-nos um conforto maior, é uma atitude que nos poda de argumentos e questionamentos futuros. Quem age dessa maneira, tranca-se em um mundo particular cheio de barreiras às entradas. Os poucos autorizados(amigos chegados) a entrar nessa redoma ilusória, automaticamente tornam-se objeto de transformação e frustrada projeção de valores.

Acreditem que, se abrirmos mão da nossa realidade em prol do nosso mero conforto mental é a mesma coisa que abdicar da nossa própria vida. É culpar o sistema (errado e inoportuno) pelos nossos próprios medos, fracassos, enganos e pré julgamentos.

Questão de tentarmos criar um mundo ideal, totalmente particular, impede a absorção de diversas idéias e valores do mundo exterior à ilusão criada pela nossa imaginação egoísta e desfocada. Eliminando assim a troca. Depende da nossa escolha em viver nesse mundo de mentira trazendo obrigatoriamente consigo uma solidão que nem todos conseguem lidar.


O engraçado nisso tudo é que, muitos dos que vivem cantando que "mentir para si mesmo é sempre a pior mentira"; esquecem de fazer isso encarando os próprios olhos no espelho.

Em muitos poemas nos passam a mera questão de que, de ilusão também se vive. No entanto, esses, jamais devem esquecer que, apesar das dificuldades, vivendo as conquistas da realidade será sempre mais gratificante do que sonhar eternamente com elas. Não esqueçam disso: “De ilusão também se vive; mas também se morre.” E pior de tudo, também se mata e se deixa morrer o desejo de efetivamente viver. Vamos parar de se esconder-se atrás daquela cegueira voluntária, e parar de assumir o papel de coadjuvante de segunda classe no filme da própria vida.

Vamos utilizar a máxima do futebol: "Quem não se desloca, não recebe". Nunca será possível vencer todas as batalhas. Porém, quem desiste de lutar para viver no mais belo mundo imaginário, jamais terá o gosto da vitória.
Ja imaginou se Van Gogh tivesse escutado aquela música do Legião Urbana, ele não teria cometido essa estranha atitude...


Na noite de Natal do ano de 1888, Van Gogh, então com 35 anos de idade, cortou a parte inferior de uma de suas orelhas e, dirigindo-se a um prostíbulo, entregou-a a uma prostituta chamada Raquel, pedindo-lhe que "guardasse esse objeto cuidadosamente”(site pitoresco)

Comentários

  1. lá querido amigo Dieguito,

    Parabéns pelo post. Texto deveras interessante.

    Tudo em nossa vida, dependerá das escolhas que fizermos.

    Nossa escolha não poderá ter como fundamento a ilusão, pois de ilusão ninguém vive, nem sobrevive.

    A ilusão é um engano de nosso pensamento, assim como a miragem é um engano da vista ou uma ilusão ótica.

    Nossa escolha deverá ter como pilar a realidade da vida, por mais hostil que seja.

    Citando suas palavras:- "apesar das dificuldades, vivendo as conquistas da realidade será sempre mais gratificante do que sonhar eternamente com elas.", concluo meu pensaento, de que a escolha pela realidade é inerente ao ser humano, que tem o poder de se adaptar facilmente a todo tipo de condições, boas ou más. Não tem com fugir da realidade e viver num mundo imaginário, a não ser, enganando-se a si próprio.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. ilusão arrebenta
    mas eu acho que a melhor opção é
    sonhar e tentar alcançar seus objetivos (focar a mente) porque ela faz milagres, e ao mesmo tempo planejar dia por dia ficar aberto a novidades e oportunidades, eu tenho um 6 sentido mto bom mesmo
    mas acho que a cura de qualquer ser humano cura sim cura de desiluções começa por mudança de pensamento e então a emoção muda eisso resulta na realidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Corra que Cosme e Damião é amanhã! Ajude um hospital que é melhor.

Se você ver crianças comendo doces de Cosme e Damião, Deus vai punir? Sim, com cáries e dor de barriga. Ahahaha.   Cosme e Damião foram médicos, ajudaram as pessoas. Essa é uma tradição divertida da cultura brasileira. Ou Deus vai punir quem ganha presentes de papai noel, ou chocolates do coelhinho da páscoa???? Segundo a igreja evangélica não adere a essas práticas porque deve gratidão somente a Cristo e não aos santos nem a orixás. Pois esta escrito no livro de Hebreus, que depois da morte segue-se o juizo, portanto nada podem fazer aqueles que já morreram. Segundo os católicos: São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, que viveram na Arábia no sçc. III. Foram martirizados por se recusarem a abjurar a Fé Católica e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.   “De fato, esta prática de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião não é católica. A umbanda, para dar um tom católico aos seus rituais supersticiosos e pagãos, adotam

Mulheres preferem homens peludos ou depilados?

  "Peito depilado parece estar virando moda entre os homens, mas do que será que as mulheres gostam mais?  É impressionante, mas parece que os homens peludos sumiram. O motivo? Depilação. Com cera, com laser, com barbeador... Afinal, como tudo nesse planeta, depois de aparecer na televisão, a moda ganha as ruas rapidinho. E quase não se vê mais atores descamisados exibindo um peito cabeludo. Mas, afinal, o que as mulheres preferem? Algumas preferem os peludos... Entre as mulheres procuradas pelo iG, a maioria garante que prefere os que mantêm os pelos. “Eu gosto de homens peludos. No peito é muito bom”, diz Alexandra Muniz. “Dois tipos de caras depilam. Os atletas e os marombados, para exibir os peitos de pombo”. A gerente comercial de web, de 27 anos, acha o visual lisinho coisa de mulher. “O pelo dá uma idéia de masculinidade, de conforto. Deitar a cabeça em um homem lisinho é como estar deitada com uma mulher”, brinca ela, que alerta: “Não é que eu gosto do tipo Tony Ramo

Sindrome da Ultima bolacha do pacote

A ultima bolacha do pacote é a pior de todas... corresponde ao farelo de fundo de lata, geralmente está toda quebrada e já amolecida! ... Tão ruim quanto a primeira bolacha... ambas estão improprias para consumo e servem apenas para irritar quem abre o pacote. Ora... diante dessa argumentação... sentir-se a ultima bolacha do pacote é tão ruim quanto viver como mosca de padaria! Enquanto as bolachinhas do meio estão inteirinhas e bem crocantes.. desejadas e comidas por todos... as pobres ultimas , nunca serão as primeiras ( só se for em partes quebradas). As pessoas que sofrem dessa sindrome... de modo geral atraem os mais negativos pensamentos... ninguem gosta do “O Cara” ou daquela pobre criatura solitaria que "se acha"... na verdade, se perde! Lembra daquela coleguinha da escola que se achava a mais gostosa mas todos a achavam insuportavel... ou o gostosão da escola ou ainda aquele colega da faculdade que se achava a reencarnação de Che Guevara.... ou quem sabe Nietzch