Pular para o conteúdo principal

De ilusão também se vive; mas também se morre





Será que, ao tentarmos moldar a realidade à nossa forma, estamos sendo covardes; logicamente que pensamos assim; sempre será mais difícil enfrentar o desconhecido e passar por cima dos empecilhos à nossa frente. Tem que se entender que, não se tira aprendizado das ilusões, afinal de contas, como podemos aprender com o que não existe ou sobrevive apenas em nossa imaginação.

Todos nós temos o direito de não gostar do que vemos e não enfrentar o que está a nossa volta. Porém, criar uma visão distorcida apenas para prover-nos um conforto maior, é uma atitude que nos poda de argumentos e questionamentos futuros. Quem age dessa maneira, tranca-se em um mundo particular cheio de barreiras às entradas. Os poucos autorizados(amigos chegados) a entrar nessa redoma ilusória, automaticamente tornam-se objeto de transformação e frustrada projeção de valores.

Acreditem que, se abrirmos mão da nossa realidade em prol do nosso mero conforto mental é a mesma coisa que abdicar da nossa própria vida. É culpar o sistema (errado e inoportuno) pelos nossos próprios medos, fracassos, enganos e pré julgamentos.

Questão de tentarmos criar um mundo ideal, totalmente particular, impede a absorção de diversas idéias e valores do mundo exterior à ilusão criada pela nossa imaginação egoísta e desfocada. Eliminando assim a troca. Depende da nossa escolha em viver nesse mundo de mentira trazendo obrigatoriamente consigo uma solidão que nem todos conseguem lidar.


O engraçado nisso tudo é que, muitos dos que vivem cantando que "mentir para si mesmo é sempre a pior mentira"; esquecem de fazer isso encarando os próprios olhos no espelho.

Em muitos poemas nos passam a mera questão de que, de ilusão também se vive. No entanto, esses, jamais devem esquecer que, apesar das dificuldades, vivendo as conquistas da realidade será sempre mais gratificante do que sonhar eternamente com elas. Não esqueçam disso: “De ilusão também se vive; mas também se morre.” E pior de tudo, também se mata e se deixa morrer o desejo de efetivamente viver. Vamos parar de se esconder-se atrás daquela cegueira voluntária, e parar de assumir o papel de coadjuvante de segunda classe no filme da própria vida.

Vamos utilizar a máxima do futebol: "Quem não se desloca, não recebe". Nunca será possível vencer todas as batalhas. Porém, quem desiste de lutar para viver no mais belo mundo imaginário, jamais terá o gosto da vitória.
Ja imaginou se Van Gogh tivesse escutado aquela música do Legião Urbana, ele não teria cometido essa estranha atitude...


Na noite de Natal do ano de 1888, Van Gogh, então com 35 anos de idade, cortou a parte inferior de uma de suas orelhas e, dirigindo-se a um prostíbulo, entregou-a a uma prostituta chamada Raquel, pedindo-lhe que "guardasse esse objeto cuidadosamente”(site pitoresco)

Comentários

  1. lá querido amigo Dieguito,

    Parabéns pelo post. Texto deveras interessante.

    Tudo em nossa vida, dependerá das escolhas que fizermos.

    Nossa escolha não poderá ter como fundamento a ilusão, pois de ilusão ninguém vive, nem sobrevive.

    A ilusão é um engano de nosso pensamento, assim como a miragem é um engano da vista ou uma ilusão ótica.

    Nossa escolha deverá ter como pilar a realidade da vida, por mais hostil que seja.

    Citando suas palavras:- "apesar das dificuldades, vivendo as conquistas da realidade será sempre mais gratificante do que sonhar eternamente com elas.", concluo meu pensaento, de que a escolha pela realidade é inerente ao ser humano, que tem o poder de se adaptar facilmente a todo tipo de condições, boas ou más. Não tem com fugir da realidade e viver num mundo imaginário, a não ser, enganando-se a si próprio.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. ilusão arrebenta
    mas eu acho que a melhor opção é
    sonhar e tentar alcançar seus objetivos (focar a mente) porque ela faz milagres, e ao mesmo tempo planejar dia por dia ficar aberto a novidades e oportunidades, eu tenho um 6 sentido mto bom mesmo
    mas acho que a cura de qualquer ser humano cura sim cura de desiluções começa por mudança de pensamento e então a emoção muda eisso resulta na realidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Sexualidade Precoce

Continuando a coluna polêmica, hoje a minha convidada é a MARI COSTA do blog COMO SER UM PROFISSIONAL DE SUCESSO (Faça uma visita e confira).


No mundo contemporâneo, as crianças estão começando cada vez mais cedo a descobrir a sexualidade, não aquela sexualidade que Freud afirmava que a  função sexual existe desde o princípio de vida, logo após o nascimento e não só a partir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes,escandalizando  a sociedade repressora daquela época ,Freud delineou uma teoria da desenvolvimento psicosexual com cinco fases distintas: o estágio oral (0 - 1,5 anos) onde sua principal região de prazer é a boca; o estágio anal (1,5 - 3,5 anos) quando região de prazer se desloca para o ânus; o estágio fálico(3,5 - 6 anos) quando dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto e culminou com a resolução do Complexo de Édipo nos meninos, já as meninas o complexo de Édipo nunca se desfaz, seguida de um perío…

Dia do inimigo

Muita gente critica a comemoração do Dia do Inimigo. Dizem que é mais uma jogada comercial, uma data inserida no calendário apenas para aumentar os lucros de pistoleiros e espancadores profissionais.Mas nós, que somos de raiz, sabemos apreciar o espírito da coisa. E damos o maior valor àquela tramóia simples, executada sem grandes orçamentos, mas planejada com muito ódio no coração, que é o que importa. Inimigo de verdade não se importa com inflação, crise de alimentos, essas bobagens. Isso só motiva mais.
E como a data se aproxima, hoje vamos fazer um teste para você ver se está pronto para comemorar: 1 – Quantos inimigos você tem?
a) 0
b) 1
c) De 2 a 10
d) Parei de contar2 – Você já se reconciliou com um inimigo?
a) Sim
b) Nunca
c) Algumas vezes, para esfaquear pelas costas em seguida
d) O que é “reconciliar”?3 – Qual o maior motivo para iniciar uma inimizade?
a) Dinheiro
b) Ciúme
c) Inveja
d) Não preciso de motivos4 – Seu(sua) inimigo(a), vamos reconhecer, dá o maior caldo. Você pegaria?
a) Nem …

Alerta as mulheres - Cuidado com as hemorragias na menstruação.

A minha amada por um bom tempo sofreu de hemorragia na menstruação. Ela achava que seria normal, ou algo do tipo que médicos dizem ser disfunção hormonal, ou outra coisa boba. Mas não é! Até o momento que essa hemorragia acaba por interferir na sua vida sexual e principalmente afetando sua saúde. O problema do ser humano, é só procurar ajuda médica quando o problema já está avançado. Então mulheres! Vocês têm que dá um stop aí na sua rotina e tirar um tempo para fazer um check-up e ter a consciência tranquila que fez a sua parte. Não faça isso pensando apenas em você. Pense também, nas pessoas ao seu redor que não se vê nessa vida sem a sua presença. Alguém que te ama, quer você bem porque precisa do seu amor e sua atenção.
"Você já se imaginou ficando menstruada por 3 meses ou mais ininterruptamente? Pois é, não é normal, mas acontece com mais freqüência do que se imagina. No Brasil, essa é uma queixa constante e crescente, em média 30% das mulheres em período reprodutivo se que…