Pular para o conteúdo principal

Você acha oportunismo uma virtude ou defeito?


Desde os primórdios, sempre existiram pessoas oportunistas.
segundo o Aurélio, é o que vem a tempo, a propósito, ou quando convém; apropriado. Já oportunismo, significa acomodação e aproveitamento das circunstâncias para se chegar mais facilmente a algum resultado.

O Oportunismo e a competência

O oportunista é uma figura constantemente presente na vida profissional de todos nós. Sobrevivendo à base de favores quase sempre de duvidosa licitude, freqüentemente encontrado atado às genitálias daqueles que ”oportunamente” possam lhe ser úteis. Parasita de qualquer sistema social formal ou não, atribui à outras pessoas o conceito de ”primata inábil”, ou seja, para ele todos podem vir a lhe ”quebrar o galho” um dia.
     Contrário à lógica, sua ascensão profissional é surpreendentemente rápida, mas "de per si" ilusória e instável. Isso porque suas bases não são sólidas. É como se a vida profissional fosse construir, com tijolos, a ”escada do sucesso”.
     O profissional competente constrói bases sólidas, degrau após degrau, precisando para a construção de cada um deles, de mais e mais tijolos de sua competência, de sua seriedade e dedicação. Evidentemente esta é uma forma lenta e tortuosa de ascender profissionalmente, mas a solidez, a segurança e a realização certamente virão em retorno. Já o oportunista incompetente, é içado, constrói sua escada com tijolos mal arrumados e remontados uns sobre os outros, que consegue tirar de construções alheias. A menor brisa lhe trará desequilíbrio. Se um tijolo apenas lhe for roubado, cairá. O profissional competente supera seus obstáculos, e nada lhe tira de sua trilha, O ”esperto” oportunista, faz um zigue-zague constante para desviar-se de qualquer dificuldade que lhe for apresentada.
     Ora, já não será cientificamente comprovado que o caminho mais curto entre dois pontos é a reta ?

O oportunismo é ação daquele que prestou um serviço e quer conveniências. Comunismo é achar-se no direito de obter conveniências sem nenhum mérito.

A outra faceta é o oportunismo de alguns setores que não sofrem imediatamente com a crise e se acobertam dela para aumentar os preços inflacionando a margem de lucros. 
 

Então não seja oportunista! Faça da sua vida uma rede de oportunidades!

Comentários

  1. Amigo Diego, depende de como se vai usar o oportunismo, ou não?
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oportunismo é aproveitar uma oportunidade.
    Há quem use de modo ruim, inclusive "puxando o tapete" de outra pessoa, sendo interesseiro, nocivo e até cruel. E há quem use de modo positivo, buscando benefícios, melhorar sem prejudicar ninguém, conseguindo se sobressair, mostrar seu talento da maneira correta, como numa disputa por um cargo dentro de uma organização, tendo desenvoltura, o famoso jogo de cintura. Portanto, acho que depende de como uma pessoa vai agir pra decidir se é uma virtude ou um defeito. Existem os dois casos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que todos nós somos oportunistas de alguma maneira dependendo da ocasião. O que é correto para mim pode não ser para o outro e vice versa, então é difícil dizer se é uma virtude ou um defeito tudo depende do caráter.
    Não teria, por exemplo, a mínima vergonha de dizer que sou/fui/serei oportunista em determinadas situações, porque tudo tem dois pesos e duas medidas.

    #beijojávou

    ResponderExcluir
  4. Eu também acredito que ser oportunista é agarrar a oportunidade. A conotação negativa que temos de oportunista, poderá derivar do facto das oportunidades serem bens escassos, logo muito valorizados. E, por vezes, há os "espertos", que, para agarrarem a oportunidade fazem literamente tudo.

    As oportunidades, quase sempre, não se encontram no nosso caminho recto, logo há que desviar. Os oportunistas, não se importam de desviar caminho, por isso agarram as oportunidades. Claro que estes caminhos menos rectos têm desvantagens: as oportunidades, quando são muito boas, normalmente tem custos para quem as agarra (por exemplo deixar a família e amigos para ir morar noutra cidade), mas, também de uma maneira geral tem grandes proveitos, a médio ou longo prazo, conforme a oportunidade.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Corra que Cosme e Damião é amanhã! Ajude um hospital que é melhor.

Se você ver crianças comendo doces de Cosme e Damião, Deus vai punir? Sim, com cáries e dor de barriga. Ahahaha.   Cosme e Damião foram médicos, ajudaram as pessoas. Essa é uma tradição divertida da cultura brasileira. Ou Deus vai punir quem ganha presentes de papai noel, ou chocolates do coelhinho da páscoa???? Segundo a igreja evangélica não adere a essas práticas porque deve gratidão somente a Cristo e não aos santos nem a orixás. Pois esta escrito no livro de Hebreus, que depois da morte segue-se o juizo, portanto nada podem fazer aqueles que já morreram. Segundo os católicos: São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, que viveram na Arábia no sçc. III. Foram martirizados por se recusarem a abjurar a Fé Católica e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.   “De fato, esta prática de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião não é católica. A umbanda, para dar um tom católico aos seus rituais supersticiosos e pagãos, adotam

Mulheres preferem homens peludos ou depilados?

  "Peito depilado parece estar virando moda entre os homens, mas do que será que as mulheres gostam mais?  É impressionante, mas parece que os homens peludos sumiram. O motivo? Depilação. Com cera, com laser, com barbeador... Afinal, como tudo nesse planeta, depois de aparecer na televisão, a moda ganha as ruas rapidinho. E quase não se vê mais atores descamisados exibindo um peito cabeludo. Mas, afinal, o que as mulheres preferem? Algumas preferem os peludos... Entre as mulheres procuradas pelo iG, a maioria garante que prefere os que mantêm os pelos. “Eu gosto de homens peludos. No peito é muito bom”, diz Alexandra Muniz. “Dois tipos de caras depilam. Os atletas e os marombados, para exibir os peitos de pombo”. A gerente comercial de web, de 27 anos, acha o visual lisinho coisa de mulher. “O pelo dá uma idéia de masculinidade, de conforto. Deitar a cabeça em um homem lisinho é como estar deitada com uma mulher”, brinca ela, que alerta: “Não é que eu gosto do tipo Tony Ramo

Sindrome da Ultima bolacha do pacote

A ultima bolacha do pacote é a pior de todas... corresponde ao farelo de fundo de lata, geralmente está toda quebrada e já amolecida! ... Tão ruim quanto a primeira bolacha... ambas estão improprias para consumo e servem apenas para irritar quem abre o pacote. Ora... diante dessa argumentação... sentir-se a ultima bolacha do pacote é tão ruim quanto viver como mosca de padaria! Enquanto as bolachinhas do meio estão inteirinhas e bem crocantes.. desejadas e comidas por todos... as pobres ultimas , nunca serão as primeiras ( só se for em partes quebradas). As pessoas que sofrem dessa sindrome... de modo geral atraem os mais negativos pensamentos... ninguem gosta do “O Cara” ou daquela pobre criatura solitaria que "se acha"... na verdade, se perde! Lembra daquela coleguinha da escola que se achava a mais gostosa mas todos a achavam insuportavel... ou o gostosão da escola ou ainda aquele colega da faculdade que se achava a reencarnação de Che Guevara.... ou quem sabe Nietzch