Pular para o conteúdo principal

Não pagou pensão...CADEIA NELE!

Quem não paga pensão fica na pior cadeia de SP. Foto: divulgação / O Estado de S. Paulo
Impressionou-me muito a matéria de O Estado de São Paulo de 24/08/09. A manchete era "Quem não paga pensão fica na pior cadeia de SP. MPE quer interditar carceragem em que 163 ocupam o espaço feito para 20". Acompanhando a matéria, uma foto deprimente de uma cadeia de São Paulo com 163 homens nela aglomerados (veja abaixo). Será que cadeia é a solução? E nessas celas? Estou certo que não.

Em quase 50 anos de exercício da Pediatra, já vi em meu consultório inúmeras crianças com os pais separados, muitos em litígio, na Justiça ou não. Vi muitas crianças sofrendo as consequências da falta de entendimento entre uma mulher e um homem, seus pais.
Durante quase 3 anos atuei como perito judicial, indicado por juízes de diversas Varas de Família do Rio de Janeiro. Foi uma enorme experiência e aprendizado de vida.
Pais irresponsáveis que, ou não se esforçam, ou são na verdade autênticos sem vergonhas e não participam do sustento dos filhos mesmo com decisão judicial, devem sim ser responsabilizados, compelidos a pagar e, talvez, punidos. Mas parece-me que cadeia não resolve. Afinal, esses pais têm filhos e é neles que devemos pensar. O que passará pela cabeça de uma criança ao saber que seu pai está preso? O que fazer então? Não é justo que a mãe, que geralmente tem a guarda, se esforce, à vezes com enormes sacrifícios, para sustentar o filho e o pai ou se aliena totalmente, ou marca sua presença física junto aos filhos, mas não cumpre decisão judicial em relação à pensão. Penso que sequer deveria haver decisão judicial para que um pai participasse do desenvolvimento do seu filho em todos os sentidos. Aliás, me parece cômodo e até egoísta deixar que juízes, por melhores que sejam, decidam situações que o bom senso e uma capacidade, que não é tão rara, de um ser humano deixar de pensar só em si, para pensar sobretudo nos seus filhos, que não podem ser usado por pais (pai e/ou mãe) inconformados, resistentes, presunçosos, egoístas e muitas vezes infantilizados, vivendo um relacionamento também infantilizado.

Comentários

  1. Concordo com o pediatra. A cadeia, nestes casos não resolve. Não é na cadeia que os pais inconscientes conseguem encontrar trabalho para pagar as pensões dos filhos. Os tribunais deveriam sim "obrigar" os sujeitos a trabalharem ou, aos que trabalham, ser-lhes de imediato retirado do salário o valor referente às pensões a pagar. Ou seja, por ordem do tribunal, as entidades patronais reterem as pensões como se fosse um imposto.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Não sei se a cadeia á melhor forma de punição, pode ser, ou não. Mas, que tem de ter uma forma de acabar com as irresponsabilidades dos pais que insistem em colocar filhos no mundo e não dão a minima isto tem de acontecer. É um absurdo enorme, antes o filho ter a ciência que o pai foi preso por não pagar a pénsão do que viver na ilusão que teve um bom pai .....

    ResponderExcluir
  3. Ótima sujestão da Luisa em que se faça um "imposto", porém, para os pais que condenam seus filhos a pagarem por sua insensatez, cadeia eu acho até pouco. Até porque mesmo nos impostos existem inadimplentes, e se verificar a quantidade de trbalhadores autônomos, não tem como reter uma parte de sus rendimentos.
    O Joselito tem razão em sua última colocação e acrescento mais, seria melhor o filho ver o pai livre mesmo cometendo um crime? Ou ele aprenderá como deve se comportar um "pai de verdade"?

    ResponderExcluir
  4. discordo.

    e aquelas mulherezinhas vigaristas e safadas que são premeditadas e já tem a intenção de fazer um filho de um carinha rico para que elas tenham uma vida boa. elas pensam no filho? pensam?

    que nada. elas querem é se dar bem. e estão pouco se lixando se a criança vai passar fome ou não. só querem extorquir dinheiro dos homens e se aproveitarem desse fato.

    Os homens são safados e essas mulheres são o que?

    ResponderExcluir
  5. Nessa briga de pai e mãe separados, quem não deve sofrer são os filhos.
    Acredito que prisão não é o ideal, mas se a lei for mais branda, muitos irresponsáveis não vão pagar mesmo.
    Quanto ao que o amigo anônimo diz acima, o pai interessado deve rever os valores e o cuidado da mãe, de modo legal, inclusive pedindo a guarda do filho.
    É um caso complicado e dispendioso, mas quem precisa ser preservado é a criança.
    Só lembrando que não adianta sumir, porque senão quem vai preso é o avô.
    Aí danou-se tudo.
    Ótimo post. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Cadeia para um pai que não dá pensão é um abuso de poder. Ridículo, escandaliza a família, a sociadade, denigre totalmente a imagem de uma pessoa e igual à um homicida ou ladrão qualquer. É simplesmente uma m* da justiça brasileira e ridículo. Se não paga, presta serviços a comunidade, jamais colocá-lo em uma prisão, jamais! É sub-humano! É irracional! É de uma hipocrisia e um crime à raça humana.

    ResponderExcluir
  7. Janete
    Fiquei sem palavras com o comentário da Solange...como pode uma pessoa ter um visão assim!? Prestar serviço a comunidade?? E as crianças que não pediram p/ vir ao mundo,vão pedir dinheiro a quem?? Um homem que se preze ñ é preciso ninguém recorrer a justiça pra cumprir com sua obrigação e sua imagem ficará sem mácula,é simples,basta ser homem que honrem seu nome de homem,uma punição melhor seria esterelizá-los....

    ResponderExcluir
  8. Débora
    concordo plenamente com a janete.
    se um homem nao quer ir para prisao entao por que nao cumpre seu papel de pai ???
    se uma pessoa rouba ela tem que ser pressa, nao pagar prisao é a mesma coisa de roubar o direito do própio filho que tem direito de comer de se vestir e de calçar

    ResponderExcluir
  9. Se houvesse mais rigor na lei, não teria tantos pais safados por ai, tantas crianças abandonas, sem instrução, sem casa, nos abrigos, nas FEbens, o governo não é obrigado a sustentar filho de ninguem , nem ficar pensando em bolsa familia, creches, se os homens que fizeram estas crianças abandonas, e mesma as que estão sob a responsabilidade da mae fossem punidos com mais severidade, Poderiam no momento que foi determinada a pensão , esta determinação ser agregada a um documento, um atestado de antecedente , para que todas as vezes que fosse apresentar as documentaçoes para qualquer coisa que fosse, saberiam que está na obrigatoriedade da pensão alimenticia

    ResponderExcluir
  10. Acho que cadeia não resolve mas vivo fora do Brasil e as leis aqui sâo muito brandas a pais que não pagam pensão .não pode se 8 nem 80. Mas enquanto não haver outra solução bom senso em prol dos filhos de ambas as partes.E é o que eu tento fazer.

    ResponderExcluir
  11. ó pai e safado então... Meu Deus imagina né!!!!
    A filha da minha empregada tem 7 filhos, um de cd pai e a vida da fdp e ir na justiça reclamar de falta de pensão. A fdp, não cuida bem das crianças, não as entrega para os pais, não faz porra nenhuma e eles que são safados...
    Pq a obrigação é do homem só, como se ele fizesse sozinho e a mae nao tivesse nenhuma obrigaçao de sustentar as crianças só o pai?
    Minha mae criou eu e minha irma SOZINHA, com o maior orgulho, com uma merreca de salrio minimo e fazendo faxina de fds, estamos as duas bem, casadas e NUNCA PASSAMOS FOME. Uma amiga tem uma enteada de 17 anos, e eles passam dificuldads, a mae da menina tem 2 empregos, pai rico, paga escola de mais de 1000 reais pra menina e ainda manda prender o pai por 150 reais da pensao, sabem pq? minha amiga esta gravida depois de 5 anos tentando e a mae das menina terminou com o namorado... não preciso nem dizer mais nd.
    Eu tbm sou mae, tenho 2 filhas, marido, mas nao morro correndo atras de pensão... vou a luta pela minhas filhas

    ResponderExcluir
  12. E aqueles Pais bem canálias como meu ex marido que tem empresa em nome de laranjas usa o nome da cunhada da Mãe do irmão só para não demonstrar o que tem e não paga pensão e anda de carro para cima e para baixo enquanto eu me mato e trabalhar em 2 empregos para sustentar a mim e meu filho e o canalha ne se quer ta ai o Juiz determinou que pagasse 2 salário minimos para o meu filho e ele disse: " pago 4 salários para o policial que me pegar ele me solta na hora, mas para vc não dou nada. ele pensa que esta dando dinheiro para mim e não para o sustento do filho dele ESSE DEVE IR PARA A CADEIO OU NÃO. O nome do canalha é NELSON TARCISO UEHARA tem empresa de informática e mexe com mauinas vindas pelos portos"" será que são registradas ou esta na contraversão pois é de madrugada que vão retirar os not books e ai cadeia ou não

    ResponderExcluir
  13. È pessoal a opinião de cada um diverge de uma para a outra pessoa mesmo. Pois quem não recebe a pensão para sustentar o filho sabe o quanto sofre em saber que o safado anda pelas baladas, azarando outras garotas, fazendo mais filhos e deixando para traz um pedaço de si, sem ao menos arrepender-se. Que animal é esse? Deveria estar entre nós? Ou deveria estar atrás das grades mesmo, por negar ao menos alimento e dignidade para uma criança que ainda não sabe se defender.
    isso serve para todos aqui descritos a minha opinião.
    Aos Pais que negam pensão CADEIA NELES
    As Mães que lutam pelos direitos de seus filhos forças, nunca desistam. A justiça pode tardar mas nunca faltar.
    A Todos o que aqui foram relacionas mesmo que ignorado seus nomes ou mesmo o NELSON TARCISO UEHARA o dia de vocês chegarão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Corra que Cosme e Damião é amanhã! Ajude um hospital que é melhor.

Se você ver crianças comendo doces de Cosme e Damião, Deus vai punir? Sim, com cáries e dor de barriga. Ahahaha.   Cosme e Damião foram médicos, ajudaram as pessoas. Essa é uma tradição divertida da cultura brasileira. Ou Deus vai punir quem ganha presentes de papai noel, ou chocolates do coelhinho da páscoa???? Segundo a igreja evangélica não adere a essas práticas porque deve gratidão somente a Cristo e não aos santos nem a orixás. Pois esta escrito no livro de Hebreus, que depois da morte segue-se o juizo, portanto nada podem fazer aqueles que já morreram. Segundo os católicos: São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, que viveram na Arábia no sçc. III. Foram martirizados por se recusarem a abjurar a Fé Católica e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.   “De fato, esta prática de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião não é católica. A umbanda, para dar um tom católico aos seus rituais supersticiosos e pagãos, adotam

Mulheres preferem homens peludos ou depilados?

  "Peito depilado parece estar virando moda entre os homens, mas do que será que as mulheres gostam mais?  É impressionante, mas parece que os homens peludos sumiram. O motivo? Depilação. Com cera, com laser, com barbeador... Afinal, como tudo nesse planeta, depois de aparecer na televisão, a moda ganha as ruas rapidinho. E quase não se vê mais atores descamisados exibindo um peito cabeludo. Mas, afinal, o que as mulheres preferem? Algumas preferem os peludos... Entre as mulheres procuradas pelo iG, a maioria garante que prefere os que mantêm os pelos. “Eu gosto de homens peludos. No peito é muito bom”, diz Alexandra Muniz. “Dois tipos de caras depilam. Os atletas e os marombados, para exibir os peitos de pombo”. A gerente comercial de web, de 27 anos, acha o visual lisinho coisa de mulher. “O pelo dá uma idéia de masculinidade, de conforto. Deitar a cabeça em um homem lisinho é como estar deitada com uma mulher”, brinca ela, que alerta: “Não é que eu gosto do tipo Tony Ramo

Sindrome da Ultima bolacha do pacote

A ultima bolacha do pacote é a pior de todas... corresponde ao farelo de fundo de lata, geralmente está toda quebrada e já amolecida! ... Tão ruim quanto a primeira bolacha... ambas estão improprias para consumo e servem apenas para irritar quem abre o pacote. Ora... diante dessa argumentação... sentir-se a ultima bolacha do pacote é tão ruim quanto viver como mosca de padaria! Enquanto as bolachinhas do meio estão inteirinhas e bem crocantes.. desejadas e comidas por todos... as pobres ultimas , nunca serão as primeiras ( só se for em partes quebradas). As pessoas que sofrem dessa sindrome... de modo geral atraem os mais negativos pensamentos... ninguem gosta do “O Cara” ou daquela pobre criatura solitaria que "se acha"... na verdade, se perde! Lembra daquela coleguinha da escola que se achava a mais gostosa mas todos a achavam insuportavel... ou o gostosão da escola ou ainda aquele colega da faculdade que se achava a reencarnação de Che Guevara.... ou quem sabe Nietzch