Pular para o conteúdo principal

Não pagou pensão...CADEIA NELE!

Quem não paga pensão fica na pior cadeia de SP. Foto: divulgação / O Estado de S. Paulo
Impressionou-me muito a matéria de O Estado de São Paulo de 24/08/09. A manchete era "Quem não paga pensão fica na pior cadeia de SP. MPE quer interditar carceragem em que 163 ocupam o espaço feito para 20". Acompanhando a matéria, uma foto deprimente de uma cadeia de São Paulo com 163 homens nela aglomerados (veja abaixo). Será que cadeia é a solução? E nessas celas? Estou certo que não.

Em quase 50 anos de exercício da Pediatra, já vi em meu consultório inúmeras crianças com os pais separados, muitos em litígio, na Justiça ou não. Vi muitas crianças sofrendo as consequências da falta de entendimento entre uma mulher e um homem, seus pais.
Durante quase 3 anos atuei como perito judicial, indicado por juízes de diversas Varas de Família do Rio de Janeiro. Foi uma enorme experiência e aprendizado de vida.
Pais irresponsáveis que, ou não se esforçam, ou são na verdade autênticos sem vergonhas e não participam do sustento dos filhos mesmo com decisão judicial, devem sim ser responsabilizados, compelidos a pagar e, talvez, punidos. Mas parece-me que cadeia não resolve. Afinal, esses pais têm filhos e é neles que devemos pensar. O que passará pela cabeça de uma criança ao saber que seu pai está preso? O que fazer então? Não é justo que a mãe, que geralmente tem a guarda, se esforce, à vezes com enormes sacrifícios, para sustentar o filho e o pai ou se aliena totalmente, ou marca sua presença física junto aos filhos, mas não cumpre decisão judicial em relação à pensão. Penso que sequer deveria haver decisão judicial para que um pai participasse do desenvolvimento do seu filho em todos os sentidos. Aliás, me parece cômodo e até egoísta deixar que juízes, por melhores que sejam, decidam situações que o bom senso e uma capacidade, que não é tão rara, de um ser humano deixar de pensar só em si, para pensar sobretudo nos seus filhos, que não podem ser usado por pais (pai e/ou mãe) inconformados, resistentes, presunçosos, egoístas e muitas vezes infantilizados, vivendo um relacionamento também infantilizado.

Comentários

  1. Concordo com o pediatra. A cadeia, nestes casos não resolve. Não é na cadeia que os pais inconscientes conseguem encontrar trabalho para pagar as pensões dos filhos. Os tribunais deveriam sim "obrigar" os sujeitos a trabalharem ou, aos que trabalham, ser-lhes de imediato retirado do salário o valor referente às pensões a pagar. Ou seja, por ordem do tribunal, as entidades patronais reterem as pensões como se fosse um imposto.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Não sei se a cadeia á melhor forma de punição, pode ser, ou não. Mas, que tem de ter uma forma de acabar com as irresponsabilidades dos pais que insistem em colocar filhos no mundo e não dão a minima isto tem de acontecer. É um absurdo enorme, antes o filho ter a ciência que o pai foi preso por não pagar a pénsão do que viver na ilusão que teve um bom pai .....

    ResponderExcluir
  3. Ótima sujestão da Luisa em que se faça um "imposto", porém, para os pais que condenam seus filhos a pagarem por sua insensatez, cadeia eu acho até pouco. Até porque mesmo nos impostos existem inadimplentes, e se verificar a quantidade de trbalhadores autônomos, não tem como reter uma parte de sus rendimentos.
    O Joselito tem razão em sua última colocação e acrescento mais, seria melhor o filho ver o pai livre mesmo cometendo um crime? Ou ele aprenderá como deve se comportar um "pai de verdade"?

    ResponderExcluir
  4. discordo.

    e aquelas mulherezinhas vigaristas e safadas que são premeditadas e já tem a intenção de fazer um filho de um carinha rico para que elas tenham uma vida boa. elas pensam no filho? pensam?

    que nada. elas querem é se dar bem. e estão pouco se lixando se a criança vai passar fome ou não. só querem extorquir dinheiro dos homens e se aproveitarem desse fato.

    Os homens são safados e essas mulheres são o que?

    ResponderExcluir
  5. Nessa briga de pai e mãe separados, quem não deve sofrer são os filhos.
    Acredito que prisão não é o ideal, mas se a lei for mais branda, muitos irresponsáveis não vão pagar mesmo.
    Quanto ao que o amigo anônimo diz acima, o pai interessado deve rever os valores e o cuidado da mãe, de modo legal, inclusive pedindo a guarda do filho.
    É um caso complicado e dispendioso, mas quem precisa ser preservado é a criança.
    Só lembrando que não adianta sumir, porque senão quem vai preso é o avô.
    Aí danou-se tudo.
    Ótimo post. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Cadeia para um pai que não dá pensão é um abuso de poder. Ridículo, escandaliza a família, a sociadade, denigre totalmente a imagem de uma pessoa e igual à um homicida ou ladrão qualquer. É simplesmente uma m* da justiça brasileira e ridículo. Se não paga, presta serviços a comunidade, jamais colocá-lo em uma prisão, jamais! É sub-humano! É irracional! É de uma hipocrisia e um crime à raça humana.

    ResponderExcluir
  7. Janete
    Fiquei sem palavras com o comentário da Solange...como pode uma pessoa ter um visão assim!? Prestar serviço a comunidade?? E as crianças que não pediram p/ vir ao mundo,vão pedir dinheiro a quem?? Um homem que se preze ñ é preciso ninguém recorrer a justiça pra cumprir com sua obrigação e sua imagem ficará sem mácula,é simples,basta ser homem que honrem seu nome de homem,uma punição melhor seria esterelizá-los....

    ResponderExcluir
  8. Débora
    concordo plenamente com a janete.
    se um homem nao quer ir para prisao entao por que nao cumpre seu papel de pai ???
    se uma pessoa rouba ela tem que ser pressa, nao pagar prisao é a mesma coisa de roubar o direito do própio filho que tem direito de comer de se vestir e de calçar

    ResponderExcluir
  9. Se houvesse mais rigor na lei, não teria tantos pais safados por ai, tantas crianças abandonas, sem instrução, sem casa, nos abrigos, nas FEbens, o governo não é obrigado a sustentar filho de ninguem , nem ficar pensando em bolsa familia, creches, se os homens que fizeram estas crianças abandonas, e mesma as que estão sob a responsabilidade da mae fossem punidos com mais severidade, Poderiam no momento que foi determinada a pensão , esta determinação ser agregada a um documento, um atestado de antecedente , para que todas as vezes que fosse apresentar as documentaçoes para qualquer coisa que fosse, saberiam que está na obrigatoriedade da pensão alimenticia

    ResponderExcluir
  10. Acho que cadeia não resolve mas vivo fora do Brasil e as leis aqui sâo muito brandas a pais que não pagam pensão .não pode se 8 nem 80. Mas enquanto não haver outra solução bom senso em prol dos filhos de ambas as partes.E é o que eu tento fazer.

    ResponderExcluir
  11. ó pai e safado então... Meu Deus imagina né!!!!
    A filha da minha empregada tem 7 filhos, um de cd pai e a vida da fdp e ir na justiça reclamar de falta de pensão. A fdp, não cuida bem das crianças, não as entrega para os pais, não faz porra nenhuma e eles que são safados...
    Pq a obrigação é do homem só, como se ele fizesse sozinho e a mae nao tivesse nenhuma obrigaçao de sustentar as crianças só o pai?
    Minha mae criou eu e minha irma SOZINHA, com o maior orgulho, com uma merreca de salrio minimo e fazendo faxina de fds, estamos as duas bem, casadas e NUNCA PASSAMOS FOME. Uma amiga tem uma enteada de 17 anos, e eles passam dificuldads, a mae da menina tem 2 empregos, pai rico, paga escola de mais de 1000 reais pra menina e ainda manda prender o pai por 150 reais da pensao, sabem pq? minha amiga esta gravida depois de 5 anos tentando e a mae das menina terminou com o namorado... não preciso nem dizer mais nd.
    Eu tbm sou mae, tenho 2 filhas, marido, mas nao morro correndo atras de pensão... vou a luta pela minhas filhas

    ResponderExcluir
  12. E aqueles Pais bem canálias como meu ex marido que tem empresa em nome de laranjas usa o nome da cunhada da Mãe do irmão só para não demonstrar o que tem e não paga pensão e anda de carro para cima e para baixo enquanto eu me mato e trabalhar em 2 empregos para sustentar a mim e meu filho e o canalha ne se quer ta ai o Juiz determinou que pagasse 2 salário minimos para o meu filho e ele disse: " pago 4 salários para o policial que me pegar ele me solta na hora, mas para vc não dou nada. ele pensa que esta dando dinheiro para mim e não para o sustento do filho dele ESSE DEVE IR PARA A CADEIO OU NÃO. O nome do canalha é NELSON TARCISO UEHARA tem empresa de informática e mexe com mauinas vindas pelos portos"" será que são registradas ou esta na contraversão pois é de madrugada que vão retirar os not books e ai cadeia ou não

    ResponderExcluir
  13. È pessoal a opinião de cada um diverge de uma para a outra pessoa mesmo. Pois quem não recebe a pensão para sustentar o filho sabe o quanto sofre em saber que o safado anda pelas baladas, azarando outras garotas, fazendo mais filhos e deixando para traz um pedaço de si, sem ao menos arrepender-se. Que animal é esse? Deveria estar entre nós? Ou deveria estar atrás das grades mesmo, por negar ao menos alimento e dignidade para uma criança que ainda não sabe se defender.
    isso serve para todos aqui descritos a minha opinião.
    Aos Pais que negam pensão CADEIA NELES
    As Mães que lutam pelos direitos de seus filhos forças, nunca desistam. A justiça pode tardar mas nunca faltar.
    A Todos o que aqui foram relacionas mesmo que ignorado seus nomes ou mesmo o NELSON TARCISO UEHARA o dia de vocês chegarão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pseudolalia - Doença da mentira

Pseudolalia - Doença da mentira A Pseudolalia é uma mentira compulsiva resultante dum longo vício de mentir. A pessoa mente por mentir, perde a noção do que é verdade ou não, convence-se das mentiras como puras verdades.

A pseudolalia pode conduzir a graves distúrbios de personalidade, podendo o pseudolálico acabar por perder a sua individuação e viver num real criado imaginariamente, comportando-se duma forma difícil de contacto humano e só com tratamentos profundos poderá melhorar.

As pessoas perdem lenta e gradualmente a consciência da gravidade da doença que vão adquirindo, porque a sua realidade vai perdendo cada vez mais sintonia com o verdadeiro real. Por fim o vício de mentir é um acto inconsciente e perante a mais simples situação a fuga à verdade brota espontânea e como uma repetição compulsiva e criação de verdades inexistentes.
Mentirosos compulsivos.

Há quem diga mentiras caridosas.
Há quem minta por vício.
Há quem diga meias verdades.
E também há quem diga sempre a verdad…

A Sexualidade Precoce

Continuando a coluna polêmica, hoje a minha convidada é a MARI COSTA do blog COMO SER UM PROFISSIONAL DE SUCESSO (Faça uma visita e confira).


No mundo contemporâneo, as crianças estão começando cada vez mais cedo a descobrir a sexualidade, não aquela sexualidade que Freud afirmava que a  função sexual existe desde o princípio de vida, logo após o nascimento e não só a partir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes,escandalizando  a sociedade repressora daquela época ,Freud delineou uma teoria da desenvolvimento psicosexual com cinco fases distintas: o estágio oral (0 - 1,5 anos) onde sua principal região de prazer é a boca; o estágio anal (1,5 - 3,5 anos) quando região de prazer se desloca para o ânus; o estágio fálico(3,5 - 6 anos) quando dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto e culminou com a resolução do Complexo de Édipo nos meninos, já as meninas o complexo de Édipo nunca se desfaz, seguida de um perío…

Dia do inimigo

Muita gente critica a comemoração do Dia do Inimigo. Dizem que é mais uma jogada comercial, uma data inserida no calendário apenas para aumentar os lucros de pistoleiros e espancadores profissionais.Mas nós, que somos de raiz, sabemos apreciar o espírito da coisa. E damos o maior valor àquela tramóia simples, executada sem grandes orçamentos, mas planejada com muito ódio no coração, que é o que importa. Inimigo de verdade não se importa com inflação, crise de alimentos, essas bobagens. Isso só motiva mais.
E como a data se aproxima, hoje vamos fazer um teste para você ver se está pronto para comemorar: 1 – Quantos inimigos você tem?
a) 0
b) 1
c) De 2 a 10
d) Parei de contar2 – Você já se reconciliou com um inimigo?
a) Sim
b) Nunca
c) Algumas vezes, para esfaquear pelas costas em seguida
d) O que é “reconciliar”?3 – Qual o maior motivo para iniciar uma inimizade?
a) Dinheiro
b) Ciúme
c) Inveja
d) Não preciso de motivos4 – Seu(sua) inimigo(a), vamos reconhecer, dá o maior caldo. Você pegaria?
a) Nem …