Pular para o conteúdo principal

La garantia soy yo - Absurdos de plágios



CONSELHO DE MESTRE

Para evitar o Plágio, os professores recomendam citar sempre as frases cópiadas e mencionar os autores e as suas idéias utilizadas. Pois, o conceito de Plágio nas instituições acadêmicas esta em contradição em como é realizada, como é transmitida a geração de conhecimento e a questão de valores éticos.
A INTERNET, É UM MEIO PÚBLICO DE PUBLICAR IDÉIAS
Expressas por qualquer meio”. Internet é um meio de publicação. A partir do momento em que alguém posta um conto, um poema, uma crônica, uma frase, qualquer texto INÉDITO, o dono do blog ou site passa a ser o autor, perante a lei, daquela obra e somente ele tem o poder de ceder ou não seu texto para ser exposto em outro local.

Texto: Sandra Pontes
Revisão: D. Afonso XX, O Chato.
Fonte: http://sandrapontes.com/?page_id=816
PLÁGIO: É UMA QUESTÃO DE ÉTICA

Raras vezes, nos deparamos com casos de plágio de: Músicas, Livros, Enredos de Novelas, Contos, Roupas, Monografrias e Trabalhos Escolares. Materiais em que tudo depende de criação e é uma condicionante passível de ser copiado. Com a "Internet" tudo pode ser copiado. Um namorado apaixonado pode muito bem entrar num site e reproduzir um poema, que ali encontro e achou legal e copia e entregar para a sua amada, chamando para si, de sua autoria. Quem vai saber? São inúmeras as possibilidades que a Internet oferece para quem quer simplesmente copiar e colar assuntos para trabalhos escolares diversos.

Ora”, dirão alguns, “foi só um poeminha”. Sim. Um poeminha. E daí? Poderia ter sido uma frase. Um círculo com um risco no meio, um post em branco… Mas TEM AUTOR! E um autor que se encontra no direito de receber os CRÉDITOS por algo que criou. É uma questão de respeito. No mínimo.
NÃO PODEMOS deixar que o plágio aconteça de forma impune. NUNCA. Nós temos o péssimo costume de relevar os problemas, acontecimentos que se passam com outras pessoas. Até que aconteçam conosco. Aí dói. Ofende. Avilta."
OBS/HUMOR: Roubar a idéia de uma pessoa sim é plágio. Agora roubar a idéia de varias pessoas é pesquisa.
Fonte: Jornal La Nación (Argentina, 31/05/2009)
Fonte blog: Agenda digital
P.S: Amigos da blogosfera. O plágio é e sempre será uma instituição virtual. Como aqueles spams ou os peixinhos sorridentes e árvores de natal das páginas de recados do orkut. Como os contos do Veríssimo e do Fernando Pessoa que circulam por aí sem jamais terem sido escritos por ele. E mesmo assim, a gente sempre acha que não vai acontecer com a gente. Até que acontece. Não esqueçam sempre de citar a fonte do texto e dar os devidos créditos ao autor dele.

Comentários

  1. A minha sincera opinião: estou farta de plágio! Estou farta de ouvir falar de plágio. O plágio, como muito bem se diz no texto, é uma questão de ética. Mais nada. Não concordo com o cartoon, embora seja muito criativo!

    Ora bom, se eu for à Wikipédia, copiar uma linhas, fizer um post e colocar como fonte "Wikipédia", tenho mais criatividade do que um sujeito que vai Wikipédia, copia umas linhas e não coloca a fonte? Parece-me que não. A criatividade nada tem a ver com a ética.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Mas, infelizmente há aos montes pessoas que só querem aparecer na net, sem um mínimo de esforço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tive aula de ética na faculdade e a questão do plágio era polêmica e muito abordada. Mas, confesso que tenho dúvidas em relação ao tema...
    Acredito que algo que se caracterize como plágio...depende tbém do ponto de vista (de quem o considera).
    Um blogueiro copiou na íntegra, um texto da net e colou em seu blog com os devidos créditos para o autor). Dias depois foi convidado gentilmente, e no prazo de 24 horas, a retirá-lo do ar...sob ameaça de ser processado. Portanto, fica claro neste caso que citar o autor...não basta. Temos que pedir autorização para publicar algo...q pertence a terceiros.
    Parabéns pelo texto...Fernanda
    Portanto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Corra que Cosme e Damião é amanhã! Ajude um hospital que é melhor.

Se você ver crianças comendo doces de Cosme e Damião, Deus vai punir? Sim, com cáries e dor de barriga. Ahahaha.   Cosme e Damião foram médicos, ajudaram as pessoas. Essa é uma tradição divertida da cultura brasileira. Ou Deus vai punir quem ganha presentes de papai noel, ou chocolates do coelhinho da páscoa???? Segundo a igreja evangélica não adere a essas práticas porque deve gratidão somente a Cristo e não aos santos nem a orixás. Pois esta escrito no livro de Hebreus, que depois da morte segue-se o juizo, portanto nada podem fazer aqueles que já morreram. Segundo os católicos: São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, que viveram na Arábia no sçc. III. Foram martirizados por se recusarem a abjurar a Fé Católica e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.   “De fato, esta prática de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião não é católica. A umbanda, para dar um tom católico aos seus rituais supersticiosos e pagãos, adotam

Mulheres preferem homens peludos ou depilados?

  "Peito depilado parece estar virando moda entre os homens, mas do que será que as mulheres gostam mais?  É impressionante, mas parece que os homens peludos sumiram. O motivo? Depilação. Com cera, com laser, com barbeador... Afinal, como tudo nesse planeta, depois de aparecer na televisão, a moda ganha as ruas rapidinho. E quase não se vê mais atores descamisados exibindo um peito cabeludo. Mas, afinal, o que as mulheres preferem? Algumas preferem os peludos... Entre as mulheres procuradas pelo iG, a maioria garante que prefere os que mantêm os pelos. “Eu gosto de homens peludos. No peito é muito bom”, diz Alexandra Muniz. “Dois tipos de caras depilam. Os atletas e os marombados, para exibir os peitos de pombo”. A gerente comercial de web, de 27 anos, acha o visual lisinho coisa de mulher. “O pelo dá uma idéia de masculinidade, de conforto. Deitar a cabeça em um homem lisinho é como estar deitada com uma mulher”, brinca ela, que alerta: “Não é que eu gosto do tipo Tony Ramo

Sindrome da Ultima bolacha do pacote

A ultima bolacha do pacote é a pior de todas... corresponde ao farelo de fundo de lata, geralmente está toda quebrada e já amolecida! ... Tão ruim quanto a primeira bolacha... ambas estão improprias para consumo e servem apenas para irritar quem abre o pacote. Ora... diante dessa argumentação... sentir-se a ultima bolacha do pacote é tão ruim quanto viver como mosca de padaria! Enquanto as bolachinhas do meio estão inteirinhas e bem crocantes.. desejadas e comidas por todos... as pobres ultimas , nunca serão as primeiras ( só se for em partes quebradas). As pessoas que sofrem dessa sindrome... de modo geral atraem os mais negativos pensamentos... ninguem gosta do “O Cara” ou daquela pobre criatura solitaria que "se acha"... na verdade, se perde! Lembra daquela coleguinha da escola que se achava a mais gostosa mas todos a achavam insuportavel... ou o gostosão da escola ou ainda aquele colega da faculdade que se achava a reencarnação de Che Guevara.... ou quem sabe Nietzch