Pular para o conteúdo principal

Um alerta! Saiba o que é TROMBOSE.


VOCÊ SABE O QUE É TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?

O QUE É TROMBOSE?

Quando nos ferimos, o sangue que sai da veia coagula (forma uma “rolha”, o coágulo) rapidamente para evitar maior perda de sangue. Este é o processo normal. Quando esse coágulo se forma dentro de um vaso sangüíneo (artéria ou veia), ocorre o que chamamos de trombose, ou seja, a formação de um coágulo ou um trombo, como é melhor conhecido, dentro do vaso, e isso é prejudicial. Aqui vamos falar da trombose que ocorre nas veias profundas das pernas, a Trombose Venosa Profunda (TVP), que chamaremos simplesmente de trombose daqui para a frente.



QUE TIPO DE TROMBOSES EXISTEM NAS VEIAS DAS PERNAS?


Quando a trombose ocorre nas veias superficiais da perna é chamada de varico-trombose. Este tipo de trombose é fácil de ser notada, pois ocorre vermelhidão, endurecimento e dor no local, e é também de tratamento mais simples. Quando a trombose ocorre nas veias profundas das pernas, aquelas que ficam nos músculos, chamamos de Trombose Venosa Profunda (TVP), e este tipo, na maioria das vezes, não é facilmente diagnosticado. Em alguns casos, a doença pode levar à morte se não for tratada.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TROMBOSE?

Os sintomas mais freqüentes da trombose são:

- dor intensa , inchaço e endurecimento da perna com aumento da temperatura;

- palidez e coloração azulada (em casos mais graves).

O QUE A TROMBOSE PODE CAUSAR?

O trombo inteiro ou parte dele pode se soltar e seguir para o coração e para os pulmões pela corrente sangüínea. Quando uma parte do trombo chega aos pulmões, ocorre a embolia pulmonar (EP), que poderá levar a pessoa à morte imediata, dependendo do tamanho do trombo. Outra consequência da trombose, é o fato do trombo que se formou na perna continuar a crescer lesando as válvulas das veias. Estas válvulas evitam que o sangue fique retido nas pernas e quando elas são danificadas, o sangue que deveria ser impulsionado para o coração, fica acumulado naquela região. Desta forma, os e sintoma são: perna inchada e inflamada, dor e úlceras varicosas. Estas úlceras podem ser agravadas por infecções (erisipelas).


POR QUE AS PESSOAS DESENVOLVEM A TROMBOSE?

Porque determinadas pessoas possuem fatores de risco para adquirir a doença, ou são submetidas a situações de risco que causam a mesma?

Aqui vamos citar alguns fatores de risco que o próprio indivíduo pode possuir e também algumas condições clínicas nas quais ele pode se encontrar e que representam risco de trombose:

- idade (maior de 40 anos)

- obesidade;

- indivíduos que já tiveram trombose;

- imobilização (indivíduos que ficam confinados na cama, em casa ou no hospital por alguma doença);

- câncer;

- insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio;

- gravidez;

- uso de anticoncepcional, infecção e doenças que causam alterações da coagulação (de causa genética ou adquirida).

Além disso, as cirurgias são consideradas um dos fatores mais importantes quando se fala em risco de desenvolver trombose, principalmente as de grande porte e de longa duração. (ex: cirurgias ortopédicas e abdominais).

Você sabia que:

- Um paciente que for submetido a uma cirurgia ortopédica (quadril/joelho) tem chance de até 80% de desenvolver trombose após a cirurgia?

- Os pacientes com câncer têm risco de 20% de desenvolverem trombose em algum momento da sua vida e se forem operados este risco pode chegar até 70%?


A trombose é muito mais freqüente do que imaginamos! Devemos considerá-la uma doença grave e que deve ser evitada!

COMO A TROMBOSE PODE SER EVITADA?


Levantando e andando precocemente após as operações;

- Movimentando as pernas dos pacientes acamados;

- Usando meias elásticas no pré e pós-operatório;

- Utilizando o método de compressão pneumática com uso de aparelhos (em alguns casos);

- Utilizando anticoagulantes em doses baixas (ex: heparina) em pacientes considerados de médio ou alto risco para o desenvolvimento da doença.

COMO UMA PESSOA DESCOBRE QUE TEM TROMBOSE?


Em primeiro lugar, precisa sempre estar atenta aos sintomas e sinais da doença e assim que eles aparecerem procurar imediatamente seu medico. O médico fará alguns exames especiais para se certificar que o quadro clínico é trombose. Existem vários exames disponíveis atualmente: dúplex-ultrassom, pletismografia, ressonância nuclear magnética e eventualmente a flebografia.

COMO SE TRATA A TROMBOSE?


O tratamento mais indicado e mais comum para a trombose venosa profunda é com anticoagulantes. Como já discutimos, a trombose venosa profunda se caracteriza pela formação de trombos (coágulo) no interior das veias. Desta forma, estes medicamentos tem como função impedir que o trombo continue progredindo evitando os riscos das complicações da doença. O tratamento se inicia com um anticoagulante chamado heparina. Este medicamento é administrado no hospital, de modo contínuo gota a gota na veia ou com bomba de infusão e com a realização de constantes exames laboratoriais para que a dose do medicamento seja controlada. Atualmente, pode-se também utilizar a heparina de baixo peso molecular, com aplicações subcutâneas, dispensando a necessidade de exames laboratoriais e permitindo, em muitos casos, o tratamento em casa, sem a necessiadde de internação.

O tratamento com heparina é seguido pelo tratamento com anticoagulante oral, que como o próprio nome diz, é um medicamento administrado por via oral durante 3 a 6 meses ou até por mais tempo, conforme orientação médica.


HÁ OUTROS TRATAMENTOS PARA A TROMBOSE?


Sim, o uso de medicamentos “fibrinolíticos” que destroem o trombo. São porém pouco utilizados no nosso meio pelo seu alto custo e devido a reações hemorrágicas que podem provocar. Há também a cirurgia que retira o trombo. É reservada para casos especiais, como aqueles de trombose com o risco de gangrena (necrose). Há ainda, o tratamento através da colocação de filtros na veia maior e mais próxima do coração, a veia cava. Estes filtros deixam escoar o sangue, mas impedem a passagem dos trombos para o pulmão. Sua maior indicação são as tromboses e embolias pulmonares de repetição ou nos casos de contra-indicação dos anticoagulantes.


RECOMENDAÇÕES


Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de seu médico.

Procure seu médico sempre que houver dúvida sobre algum medicamento

Autor: Dr. Eduardo Ramacciotti


Comentários

  1. Aceito a parceria de link. Vou colocar o seu no meu blog agora mesmo!
    Abs.

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. olá,gostei do seu blog estou cm trombose e sempre fiko pesquisando sobre o assunto!ESTOU CM TROMBOSE DESTE 14 DE AGOSTO 09,em veia fibular profunda e meu tto fikou cm o uso d MAREVAN compressas quentes, e perna p cima durante 3 meses!Meu médico disse q é protocolo internacional e se eu não cuidar posso fikar cm sindrome pós trombótica e sem cura daki alguns anos!E tdo isso de cama mesmo!
    obrigada pela ajuda
    meu msn malucowgirl@hotmail.com também fiz um blog a respeito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Corra que Cosme e Damião é amanhã! Ajude um hospital que é melhor.

Se você ver crianças comendo doces de Cosme e Damião, Deus vai punir? Sim, com cáries e dor de barriga. Ahahaha.   Cosme e Damião foram médicos, ajudaram as pessoas. Essa é uma tradição divertida da cultura brasileira. Ou Deus vai punir quem ganha presentes de papai noel, ou chocolates do coelhinho da páscoa???? Segundo a igreja evangélica não adere a essas práticas porque deve gratidão somente a Cristo e não aos santos nem a orixás. Pois esta escrito no livro de Hebreus, que depois da morte segue-se o juizo, portanto nada podem fazer aqueles que já morreram. Segundo os católicos: São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, que viveram na Arábia no sçc. III. Foram martirizados por se recusarem a abjurar a Fé Católica e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.   “De fato, esta prática de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião não é católica. A umbanda, para dar um tom católico aos seus rituais supersticiosos e pagãos, adotam

Mulheres preferem homens peludos ou depilados?

  "Peito depilado parece estar virando moda entre os homens, mas do que será que as mulheres gostam mais?  É impressionante, mas parece que os homens peludos sumiram. O motivo? Depilação. Com cera, com laser, com barbeador... Afinal, como tudo nesse planeta, depois de aparecer na televisão, a moda ganha as ruas rapidinho. E quase não se vê mais atores descamisados exibindo um peito cabeludo. Mas, afinal, o que as mulheres preferem? Algumas preferem os peludos... Entre as mulheres procuradas pelo iG, a maioria garante que prefere os que mantêm os pelos. “Eu gosto de homens peludos. No peito é muito bom”, diz Alexandra Muniz. “Dois tipos de caras depilam. Os atletas e os marombados, para exibir os peitos de pombo”. A gerente comercial de web, de 27 anos, acha o visual lisinho coisa de mulher. “O pelo dá uma idéia de masculinidade, de conforto. Deitar a cabeça em um homem lisinho é como estar deitada com uma mulher”, brinca ela, que alerta: “Não é que eu gosto do tipo Tony Ramo

Sindrome da Ultima bolacha do pacote

A ultima bolacha do pacote é a pior de todas... corresponde ao farelo de fundo de lata, geralmente está toda quebrada e já amolecida! ... Tão ruim quanto a primeira bolacha... ambas estão improprias para consumo e servem apenas para irritar quem abre o pacote. Ora... diante dessa argumentação... sentir-se a ultima bolacha do pacote é tão ruim quanto viver como mosca de padaria! Enquanto as bolachinhas do meio estão inteirinhas e bem crocantes.. desejadas e comidas por todos... as pobres ultimas , nunca serão as primeiras ( só se for em partes quebradas). As pessoas que sofrem dessa sindrome... de modo geral atraem os mais negativos pensamentos... ninguem gosta do “O Cara” ou daquela pobre criatura solitaria que "se acha"... na verdade, se perde! Lembra daquela coleguinha da escola que se achava a mais gostosa mas todos a achavam insuportavel... ou o gostosão da escola ou ainda aquele colega da faculdade que se achava a reencarnação de Che Guevara.... ou quem sabe Nietzch